Vamos Jangar!

O vídeo a seguir apresenta um trecho da música de campanha de  João Goulart para as eleições de 1961, na qual foi eleito presidente da república após a renúncia de Jânio Quadros, no mesmo ano, apesar de ter sofrido um golpe em 1964. Antes disso, vice-presidente de Juscelino Kubitcheck de 1956 a 1961, eleito com mais votos do que o próprio presidente.
Jango, nascido em março de 1919, morreu de um suposto ataque cardíaco no município de Mercenes, do dia 6 de dezembro de 1976. A causa de sua morte é suspeita de assassinato por envenenamento, com responsabilidades da Operação Condor. “São fortes os indícios de que Jango foi assassinado de forma premeditada, com o conhecimento do governo Geisel” (Relato da comissão especial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul: Julho de 2008). O que aumenta mais ainda a suspeita de assassinato premeditado é a incrível “coincidência” com a morte de JK em 22 de agosto de 1976, quatro meses antes. Como se não bastasse, no ano seguinte foi a vez de Carlos Lacerda (21 de maio de 1977): “O fato de três líderes da Frente Ampla terem morrido em datas próximas levantou uma teoria de que essas mortes pudessem estar relacionadas, o que nunca foi comprovado.”
Sem mais delongas, segue abaixo o trecho prometido da campanha de Jango, autoria de Miguel Gustavo, interpretação de César de Alencar, Jorge Veiga, Dircinha Batista, Luiz Vieira, Altamiro Carrilho e lançado em 1960:
[…]
“Aqui está César de Alencar!

— Amigos do Brasil, os maiores cartazes do rádio e da televisão também votarão nesta eleição. Aqui está o comandante Jorge Veiga!

Na hora de votar, eu vou jangar (eu vou jangar),
É Jango, é Jango, é o Jango Goulart
Pra vice-presidente, Jorge Veiga vai jangar
É Jango, é Jango, é o Jango Goulart

[…]”

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Goulart#Morte
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Lacerda
https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Condor#Jango.2C_JK_e_Lacerda
https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%A2nio_Quadros
http://m.memorialdademocracia.com.br/ajax_audio_extra_item/1295

Deixe um comentário